"Motivadas e inspiradas pela arquitetura e design, nossa proposta é criar, desenvolver e apresentar um produto exclusivo.
Juntando cores, texturas e formas , transformamos as suas e as nossas idéias em uma poesia visual."

7 de set. de 2010

MADEIRA NA DECORAÇÃO

           Assim como grande parte das matérias primas utilizadas em arquitetura e decoração, o uso da madeira tem seus períodos de tendência. Nos últimos tempos, esse material estava sendo esquecido e substituído por laminados que imitam seus veios e sua textura. No entanto, ela está de volta e sendo aproveitada nos mais variados ambientes e objetos de decoração.


             Utilizar madeira não é exclusividade de nenhum estilo específico. Decorações modernas ou clássicas podem usufruir dessa possibilidade já que existem diversas opções de acabamento, cores e formatos.O mais importante no uso da madeira é detectar qual espécie é mais adequada para cada projeto. Há madeiras que podem ser utilizadas em áreas externas, como decks de Ipê, por exemplo. Há outras que não suportam umidade e que, por isso, não se adequariam a esses ambientes. Também existem aquelas consideradas muito ‘moles’, não indicadas para revestimentos de pisos. Não há uma regra que defina quais são os tipos de madeira mais usuais em arquitetura e decoração, tudo depende do projeto, de forma geral, e da proposta do espaço.

             Atualmente, nós arquitetos, contamos com uma variedade muito vasta para cada situação. A madeira é um material sem restrições, desde que bem utilizada, não há projetos nos quais seu uso não seja indicado. Utiliza-se madeira em praticamente 100% dos cômodos, desde salas e quartos, até mesmo em cozinhas e banheiros.

             Como a maioria dos revestimentos, ela exige apenas uma manutenção eventual, seja com cera ou verniz. Entre as principais vantagens do uso da madeira está o fato de que nenhum outro material traz tão bem a sensação de conforto e é tão acolhedor. Outra vantagem da madeira é sua fácil adaptação ao estilo de cada ambiente, em virtude da sua neutralidade.


             Além de móveis e revestimentos, o uso da madeira pode ser dar em objetos de uso cotidiano. São acessórios que dão requinte ao ambiente e ajudam na composição de uma decoração aconchegante.

clique no banner abaixo e veja a matéria publicada no site da webcasas:



Crédito das fotos: Vila do Artesão, Prêmio Top de Arquitetura, Marceneiro Geraldo e Estilo UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails